Biomedicina da UEL é o quarto melhor curso do país

0

Com Informações da Agência UEL e do RUF

O Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado na segunda-feira (8), apontou as melhores universidades do país. A tradicional pesquisa de qualidade de instituições de ensino superior é realizada anualmente pela Folha de S. Paulo. Com nota 97, a USP é a primeira colocada.

rufNo Paraná, as melhores universidades públicas são: UFPR ficou em 9º lugar, UEM em 23º, UEL em 24º, Unioeste em 50º, UFTPR em 53º, UEPG em 60º, Unicentro em 92º e  UENP em 170º. Das particulares, a melhor colocação é da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 32º lugar. A Unopar aparece na 127º colocação.

UNIVERSIDADES DO PARANÁ

ruf pr

BIOMEDICINA UEL

Em Londrina, o destaque foi para o curso de curso de Biomedicina da UEL, que aparece em 4º lugar entre os 10 melhores do país. Além do curso de Biomedicina, nas tabelas que informam onde estão os 10 melhores cursos de cada carreira, a UEL também aparece com destaque, com cursos bem colocados em várias áreas, entre eles Design (8º lugar), Enfermagem (9º lugar), Farmácia (7º lugar), Geografia (7º lugar) e Fisioterapia (8º lugar).

A UFPR está presente em 19 tabelas dos 10 melhores cursos do Brasil, a UEM em quatro e a UFTPR (Curitiba) em uma.

biomed

RUF
Para a composição do ranking, foram levados em consideração cinco aspectos: qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação do mercado, inovação e internacionalização. Além de indicadores objetivos, como volume de publicações científicas de cada universidade, levou-se em consideração o resultado de entrevistas com 611 professores que avaliam cursos para o Ministério da Educação e com 1.970 responsáveis por recursos humanos de empresas. Desta vez, em vez de 30, foram avaliados os cursos das 40 carreiras com maior número de ingressantes no país.