Dia Mundial sem Carro tem pedalada em Londrina

0

Imagine uma cidade com menos poluição do ar e menos poluição sonora, diminuição no número de acidentes de trânsito e, ainda, uma população mais saudável. O que parece utopia, na verdade é o objetivo de alguns coletivos que defendem a popularização das bicicletas como meio de transporte. Esses coletivos promovem hoje o “Dia Mundial sem Carro”, em diversas cidades ao redor do globo.

Em Londrina, o responsável pela divulgação da ideia é o Coletivo Bicidade, que desde maio deste ano desenvolve ações voltadas ao uso da bicicleta. “Setembro é considerado o mês da mobilidade urbana. Na década de 1990, na Europa, essa questão da mobilidade foi muito forte, então, de 16 a 22 de setembro, eles promoviam uma semana especificamente voltada ao temade, culminando no que seria o ‘Dia Mundial sem Carro’, no dia 22″, explica Brenno Castelo Branco, estudante da UEL e integrante do Bicidade.

Para ele, o problema do transporte promete ser um assunto cada vez mais discutido em terras tupiniquins. “O Brasil realmente vem aderindo a essas questões da mobilidade urbana, pois estamos sofrendo agora as consequências do trânsito exclusivamente voltado para carros. Várias cidades brasileiras, como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo estão com programação para o Dia Mundial sem Carro”, relata.

Com o slogan “CORUJA – por menos CO2 nas RUas “, o movimento se reúne hoje, a partir das 21h, para uma pedalada em frente à sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Rua Hugo Cabral, 772, no centro. O passeio começa às 22h e o trajeto será definido na hora. Em nome do Bicidade, Brenno faz um convite a todos os interessados em mobilidade urbana. “Com/sem tração, se puder, apareça!”