Ato falho: responda em 40 segundos

0

ato falho 2Você tem 40 segundos para responder. Uma palavra é falada e você diz a primeira coisa que vem na sua mente quando a escuta. Além da pressão do tempo, você também está sendo gravado e o video vai para o Youtube. Aceita o desafio?

Os estudantes do 3º ano do curso de Jornalismo da UEL criaram o canal Ato Falho e lançaram o desafio. Isabela Secco, Thaine Orlando, Natália Gomes Garcia e Peterson Dias conversaram com o IA e contaram um pouco sobre o canal que já está bombando no Youtube.

Como surgiu o Ato Falho?
ato falhoA ideia  surgiu quando nosso professor de novas tecnologias, André Azevedo, propôs que fizéssemos um canal no Youtube como trabalho para a disciplina dele. Deveríamos escolher algo que chamasse atenção do público. Eis que um dia, eu [Isabela] estava sem fazer nada no CECA e comecei a brincar com um amigo meu, fazendo tipo um bate-bola. Postei no grupo da sala, só de brincadeira, e todos começaram a gostar da ideia. Levamos o vídeo para sala de aula e o professor disse que a ideia era interessante para o canal. Aprimoramos a matéria prima, reduzimos o tempo, aumentamos a velocidade das perguntas e, então, criamos o canal.

Por que 40 segundos para responder?
A intenção é deixar o vídeo dinâmico e fazer com que ele seja totalmente assistido pelas pessoas que apertarem play. Passando de três minutos, a maioria das pessoas cansa e para de assistir. Nosso objetivo era fazer todo mundo que desse play, assistisse até o final, gostando ou não do conteúdo, por isso a escolha de até 40 segundos, mais alguns da vinheta. Só os especiais, “com celebridades”, que fazemos até 1 minuto.

Como escolheram o nome?
Escolhemos o nome junto com a sala toda, para falar a verdade. Em um brainstorme, eles deram sugestões até encontrarmos o “ato falho” que faz referência a um trocadilho. Colocamos esse nome para brincar com o fato da pessoa falar a primeira coisa que vem a sua mente, no seu subconsciente, mas também, ato falho no sentido de que a pessoa pode falhar a qualquer momento, pelo fato de estar sendo pressionada a responder perguntas simples ou não, com agilidade.

Como é feita a produção e a edição do vídeo?
A produção é feita pelas três meninas. Gravamos, geralmente, às quintas-feiras com o personagem. As perguntas são programadas de acordo com a pessoa que escolhemos, e escrevemos em média 20 palavras, imaginando que a pessoa responderá cada uma em um segundo. A edição é feita pelo Peterson Dias, e postamos um vídeo cada terça, com edições especiais às sextas.

O que esperam conseguir com o canal?
Começamos fazendo apenas para cumprir tabela e ganhar nota na disciplina em questão, mas nossos vídeos já começaram a ser monetarizados, então se mantivermos os videos, podemos até ganhar uma grana com isso. Nosso professor sempre fala: “para o sucesso, basta mais persistência do que talento”. Então, estamos tentando! – risos

Como fazem a escolha dos estudantes?
A escolha dos personagens, no começo, foi feita uma lista com os que nós achávamos que teriam mais visualizações, pelo fato de terem mais amigos no Facebook. Agora, vamos aleatoriamente, vendo o perfil da pessoa e imaginando que podemos tirar bons “atos falhos” com ela. Com as pessoas mais conhecidas, como foi o caso do Juca Kfouri, não escolhemos. A pessoa sendo famosa e estando ao nossa alcance, seja ela bacana ou não, estará na nossa mira e será chamada para encarar o desafio do ato falho.

Ato Falho no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ato-Falho/289820557879805