8 atividades da faculdade que ajudam alavancar a carreira

0

Aproveitar as oportunidades complementares ao ensino que a faculdade oferece rende bons frutos para quem está no começo de carreira. E não precisa ir muito longe para ganhar um diferencial competitivo: a própria universidade oferece uma série de possibilidades. Confira algumas atividades da faculdade que podem agregar valor ao currículo:

1. EMPRESA JÚNIOR

empresa junior londrina
Empresas juniores da UEL

A participação em empresa júnior demonstra o interesse do jovem no mercado e é uma chance de aplicar na prática o que ele aprendeu. Trabalho em equipe, foco no resultado e disciplina são algumas das competências desenvolvidas. Outra vantagem é que as empresas juniores oferecem ao universitário um primeiro contato com um ambiente similar àqueles do mundo corporativo. Em Londrina, a UEL e a UTFPR oferecem esta oportunidade para os alunos.

2. AIESEC
Além de poder fazer intercâmbio social e profissional, participar da AIESEC é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de liderança, ser rápido em solução, ter autoconhecimento e se tornar um cidadão do mundo. Considerada a maior organização jovem do mundo, a empresa tem como missão desenvolver liderança jovem. Em Londrina, a AIESEC tem sede na UEL e conta com cerca de 30 membros. Universitários e recém-formados, de 18 a 30 anos, podem ser membros da organização, que está com o processo seletivo aberto. As inscrições podem ser feitas no site aiesec.org.br/estudantes/seja-membro

3. INTERCÂMBIO
Quem pretende conquistar uma vaga de trainee sabe que o intercâmbio é a menina dos olhos dos recrutadores. Ciência Sem Fronteiras, programas de convênio entre empresas e universidades, como o Santander Universidades, e a própria AIESEC citada acima,  permitem a vivência internacional, considerada sim um diferencial importante para a carreira.

4. INICIAÇÃO CIENTÍFICA E GRUPOS DE PESQUISA
São ótimos complementos para a formação acadêmica e podem encurtar o caminho até o mestrado e doutorado. É certo que esta é uma oportunidade mais enriquecedora para aqueles jovens mais inclinados à pesquisa, mas os ganhos não são restritos apenas a quem já sabe que vai seguir carreira acadêmica. Algumas ICs são bancadas pela própria universidade, pela Fundação Araucária ou pela Capes, e remuneram os pesquisadores.

5. MONITORIA
É um projeto interessante para estreitar as relações com professores. Depois de passar pela disciplina, o estudante pode orientar os outros alunos. Há a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos  ou de trocar as horas de monitoria por Atividade Acadêmica Complementar (AAC), necessárias para a grade curricular.

6. ESTÁGIO
Reunir estágios no currículo durante a época de faculdade abre portas para contratações efetivas de recém-formados, além de render uma fonte de renda na maior parte das vezes. E é também uma forma de conhecer diferentes áreas de trabalho de uma carreira, o que vai ser importante na hora de decidir os rumos profissionais depois de formado.

7. CENTRO ACADÊMICO

semana juridica uel
O CA de Direito da UEL (CASM) organiza todos os anos a Semana Jurídica

Participar de Centro Acadêmico proporciona ao estudante organizar atividades para os alunos e defender o interesse dos mesmos diante da faculdade. Praticamente todos os cursos de graduação possuem seus CAs.

8. ATLÉTICAS
Com as atléticas, os alunos, além de desenvolver atividades esportivas, organizam eventos e participam de competições em nível regional, estadual e nacional. As atléticas de Londrina, por exemplo, participam todos os anos dos Jogos Inter Atléticas (JIA) , o que permite grande interação e integração entre os estudantes e garante a rede de contatos (networking).