Unopar inaugura Núcleo de Práticas Sustentáveis

0

Com o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas financeira e ecologicamente corretas, a Unopar inaugura na próxima quinta-feira, dia 12, o Núcleo de Práticas Sustentáveis (NPS), na Unidade Catuaí. O Núcleo vai oferecer atendimento e serviços gratuitos à comunidade carente nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo.

Alunos e professores desses cursos vão trabalhar juntos em projetos estruturais, elétricos, soluções paisagísticas e outras demandas da população, oferecendo dicas de aproveitamento da luz solar, utilização de materiais sustentáveis e economia de energia.

Segundo o físico Carlos Henrique Vici, professor da Unopar, em entrevista à Folha de Londrina, o objetivo é facilitar o acesso à sustentabilidade. “Queremos mostrar que, com criatividade, as boas ações que ajudam a preservar a natureza podem chegar aos conjuntos populares”, afirma.

 O NPS vai funcionar no mesmo prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas, que está sendo reinaugurado com melhorias e sob o nome de Professor Mauro Ticianelli. A cerimônia será realizada às 19 horas, seguida de uma mesa redonda sobre “Práticas Sustentáveis”. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-7606

Universidade sustentável
Além de levar os serviços à comunidade, a própria Unopar, segundo o professor Vici, adotou medidas sustentavéis. As unidades Catuaí e Tietê passaram trocaram as lâmpadas fluorescentes por LED e os aparelhos de ar-condicionado das salas de aula foram substituídos por climatizadores.

Outra medida sustentável, mais radical, foi a eliminação dos copos descartáveis. De acordo com Vici, com o incentivo para os alunos levarem copos ou squeezes (garrafas plásticas) de casa, as duas unidades da Unopar projetam deixar de descartar 400 mil copos plásticos por mês.

Com informações da Folha de Londrina