Dona da rede de hotéis dá dicas para empreender em turismo

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Formada em direito pela USP (Universidade de São Paulo), fez cursos de administração na Sophia University, em Tóquio, e de administração hoteleira na Cornell University, nos EUA. Chieko Aoki, 66 anos, é fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, que possui 23 hotéis em 18 cidades do Brasil e emprega mais de 2.300 pessoas. E não pára por aí… Mais 14 novos contratos já estão confirmados para aberturas até 2017. A rede faturou R$ 381 milhões no ano de 2014.

Aoki é realmente uma fonte de inspiração, principalmente para as mulheres empreendedoras. Ela também integra o Lide Mulher (Grupo de Líderes Empresariais) e o Conselho de Empresários da América Latina.

Considerada uma das mulheres de negócios mais importantes do Brasil, ela destaca como características fundamentais para um empreendedor: a inquietação e a vontade de fazer acontecer.

Empresários e empresárias que, hoje, alcançaram o sucesso não medem esforços para ensinar a nova geração empreendedora. Abaixo ela dá 7 valiosas dicas para empreender em turismo.

1 – Estude o mercado com uma lupa
“À primeira vista, turismo parece ser negócio fácil de empreender, mas não é fácil ser competitivo e crescer com solidez”, diz. Segundo Aoki, é muito importante estar atento ao mercado e estudá-lo detalhadamente. Isso ajuda na hora de criar soluções diferentes e ter ideias para não concorrer com muitos.

2 – Ofereça uma experiência única
“O sucesso de um negócio está diretamente ligado às ações inovadoras do empreendedor”, afirma Aoki. Mas, para ela, não basta uma boa ideia e um preço atraente. “É preciso criar valor para as pessoas, para que elas comprem seu produto porque ele proporciona uma experiência única.”

3 – Seja exemplo de persistência para a equipe
Aoki diz que, no turismo, formação acadêmica e experiência contam, mas força de vontade é que leva adiante. “É preciso estar preparado para suar muito, arregaçar as mangas, ser exemplo de persistência e de força nos momentos de dificuldades, que não serão poucos.” Para isso, é essencial valorizar o maior patrimônio do negócio: “os funcionários, que vão lutar com você para a realização dos sonhos”.

4 – Conheça as regras do jogo
“É importante que a pessoa entenda sobre requisitos legais e financeiros para abrir uma empresa neste segmento”, declara Aoki. O mercado de turismo online é um exemplo. São negócios que precisam oferecer preços competitivos, clareza e rapidez na apresentação de informações.” Ao mesmo tempo, há uma série de normas que regulamentam a atividade e também asseguram maior segurança para o cliente.”

5 – Não se intimide com a concorrência
Para Aoki, o empreendedor de turismo não deve se intimidar com grandes concorrentes. “Quando fundei a Blue Tree Hotels, por exemplo, decidi que queria ser a melhor rede hoteleira em serviços, e não a maior.” A melhor forma de encontrar um nicho ideal para o seu tamanho, segundo ela, é analisar o seu campo de atuação e ter como meta satisfazer o seu cliente.

6 – Parta para a ação e siga a meta
Segundo Aoki, o maior desafio é a execução, sempre. “Podemos ter os melhores planos, a mente voa, aperfeiçoa e, junto com mais pessoas pensantes, podemos ter planos extraordinários. Porém, o desafio é a execução dos planos para os resultados que desejamos, que dependem do fator humano. Estabeleça metas e não as perca de vista.”

7 – Procure melhorar como líder sempre
“O empreendedor deve tentar ser um líder melhor todos os dias, estar atualizado e aprender a superar obstáculos“, diz Aoki. Para isso, ela recomenda exercitar os ouvidos. “É preciso saber ouvir os colaboradores e clientes e estabelecer um relacionamento de confiança mútua. Essa troca tende a render frutos bastante positivos.”

Te desejo muito SUCE$$O!

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