Santander abre inscrições para programa de intercâmbio

0

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades – Edição 2015, que oferece 1000 bolsas de estudos para universitários de instituições conveniadas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Porto Rico, Portugal e Uruguai.

As inscrições deverão ser feitas até às 23h59 do dia 10 de maio no site do Santander Universidades, com preenchimento do formulário específico para o Programa de Bolsas Ibero-americanas.

Os estudantes selecionados receberão bolsas de estudo valor de 3 mil euros (R$ 9,6 mil) para cobrir despesas de hospedagem, alimentação e transporte. A viagem deve ser programada entre agosto de 2015 e dezembro de 2016.

Este é o ultimo ano de realização do Programa, que começou em 2011. No Brasil, 135 universidades estão neste convênio. Em Londrina, são três instituições conveniadas: UEL, PUC-PR e Unifil. Veja o que cada uma exige para o intercâmbio.

UEL
São destinadas cinco bolsas de estudos para os estudantes de graduação da UEL, que possui convênio vigente com 18 instituições da Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, Portugal e Uruguai.

Para se candidatar à vaga, os universitários devem preencher o formulário do Santander (até 10 de maio) e formulário de candidatura da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no endereço uel.br/prograd/mobilidade, com prazo final no dia 12 de maio. Os documentos devem ser protocolados no Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL) até às 18 horas do dia 13 de maio.

Todas os critérios de seleção estão disponíveis no Edital PROGRAD 54/2015, no site da Prograd. Dúvidas podem ser resolvidas pelo e-mail estágios@uel.br, da Divisão Central de Estágios e Intercâmbios da UEL.

PUC-PR
O Programa também prevê cinco bolsas para os campi da PUC-PR, para intercâmbio de um semestre (2º semestre de 2015, 1º ou 2º semestre de 2016) em universidades credenciadas pelo Santander Universidades na Argentina, Chile, Colombia, México, Porto Rico e Uruguai.

As vagas são destinadas a todas as áreas acadêmicas. Os critérios de seleção e demais informações estão disponíveis no edital  e nos princípios do programa.

Depois da inscrição no site do Santander, os estudantes devem se inscrever na Coordenação de Mobilidade da PUC-PR até às 17 horas do dia 11 de maio. O Valor da inscrição é de R$80.

Para a seleção, os estudantes passarão por um teste de Espanhol, que será realizado no dia 12 de maio às 14h, com local ainda a ser confirmado.

Informações pelo telefone (41) 3271-1697 e 3271-1556 ou pelo e-mail: intercambio@pucpr.br

UNIFIL
Segundo a página da Unifil Londrina no Facebook, basta os alunos da instituição realizar a inscrição no site do Santander Universidade, até as 23h59 de 10 de maio de 2015, para participar da seleção.