15 livros para (re)descobrir a sua vocação profissional

0

Se você ainda não sabe o que quer fazer da vida ou se já cansou do que faz e não sabe qual rumo seguir, aqui estão 15 livros que podem te ajudar na sua vocação profissional. Confira:

“A arte da imperfeição”

Escolher uma nova profissão exige coragem. Neste livro, o leitor é convidado a questionar seus próprios medos e inseguranças diante das expectativas da sociedade.

“Por que não podemos redescobrir nossa carreira aos 50 ou 60 anos? Por que às vezes sentimos vergonha do que realmente gostamos de fazer?”, questiona a coach Cristina Gomes, diretora da empresa de treinamento Asas. “O livro mostra como é simples assumir o que você realmente quer ser no mundo”.

1

“Descubra seus pontos fortes”

Na busca pela profissão ideal, autoconhecimento é tudo. Segundo a coach Marie-Josette Brauer, este livro pode ser um bom ponto de partida para descobrir os seus talentos.

A obra inclui um teste para identificar a fonte dos seus pontos fortes e ensina a explorá-los ao máximo.

5

“Seus pontos fracos”

Saber quais são as suas fraquezas é tão importante quanto conhecer os seus talentos. Para Brauer, esta obra é uma boa pedida para quem quer encarar as suas próprias fragilidades.

O livro também aborda a necessidade de superar a culpa, o negativismo e a busca pela aprovação alheia para alcançar o sucesso.

6

“True North”

O livro traz reflexões extraídas de entrevistas com 125 diretores de grandes empresas, como Goldman-Sachs, Starbucks, Time e Warner Brothers.

“Os autores falam muito sobre buscar um estilo autêntico de liderança, o que serve como um ótimo material de reflexão sobre que tipo de profissional você quer ser”, diz Fernando Jucá, sócio da empresa de treinamento Atingire.

15

“Saia da estagnação”

Empresas estacionadas não dão lucro – assim como carreiras. Neste livro, o autor mostra como proteger um negócio do perigo da estagnação.

O paralelo com a vida profissional é muito claro para Marie-Josette Brauer. “É só pensar em si e fazer o percurso indicado”, explica a coach.

9

“Foco”

Escrito pelo guru da inteligência emocional, Daniel Goleman, o livro propõe que o sucesso chega para aqueles que conseguem se concentrar – uma tarefa difícil num mundo cada vez mais cheio de distrações e interrupções.

De acordo com a coach Cristina Gomes, o conselho do autor vale para quem deseja repensar a carreira. “É mais fácil encontrar o foco e fazer um bom plano profissional quando se deixa a mente vazia”, afirma.

3

“Destaque-se”

O caminho para a descoberta da sua vocação profissional passa, necessariamente, pela investigação dos seus talentos. Neste livro, o autor apresenta um teste para reconhecer as suas habilidades.

Também são abordadas formas de aprimorar os seus pontos fortes e “vendê-los” a chefes e colegas sem parecer arrogante. A recomendação é da coach Marie-Josette Brauer.

10

“Coloque um ponto final”

Seguir a sua verdadeira vocação significa, muitas vezes, abandonar um caminho profissional já iniciado.

Segundo Marie-Josette, este livro é um ótimo aliado para quem precisa deixar uma carreira infeliz para trás. “Ele ensina como largar o que não serve mais para dar lugar a coisas novas”, explica.

12

“Tô perdido! – Mudança e gestão da carreira”

A partir de sua experiência como psicóloga e orientadora de carreira, Adriana Gomes reúne conselhos para quem quer mudar de emprego ou área de atuação.

O título não veio à toa: segundo a autora, “Tô perdido!” é a frase que mais escuta em seu consultório.

14

“Talento não é tudo”

Você ama uma profissão, mas não se sente preparado para abraçá-la? Um sopro de otimismo está neste livro, indicado pela coach Marie-Josette Brauer.

Com base em sua experiência como coach de líderes empresariais, o autor sustenta a tese de que profissionais bem-sucedidos devem seu êxito às suas escolhas, e não tanto às suas habilidades naturais.

11

“Um lugar chamado liberdade”

Única obra de ficção da lista, o livro conta a história de Mack e Lizzie, dois jovens escoceses que buscam se libertar das amarras da sociedade retrógrada em que vivem.

Para Cristina Gomes, a saga dos personagens é uma metáfora poderosa para a busca pela vocação profissional. “O livro mostra que é possível superar o julgamento da sociedade e se redescobrir continuamente”, afirma a especialista.

4

“Desperte seu gigante interior”

O leitor é convidado a pensar sobre a complexidade das decisões. Com testes e estudos de caso, o livro ensina a subverter padrões de comportamento e se preparar para mudanças profissionais ou pessoais.

“É um clássico muito agradável de ler, repleto de exercícios e treinamentos fáceis e simpáticos”, diz a coach Marie-Josette Brauer.

7

“A decisão de percorrer novos caminhos”

Em suas poucas páginas, este livro apresenta uma espécie de bússola para quem quer mudar de direção profissional.

“É uma obra simples e extremamente clara, repleta de ‘sacadas’ muito úteis”, resume Marie-Josette.

8

“Comece por você”

Segundo a coach Cristina Gomes, os autores têm o mérito de demonstrar que, ao contrário do que se pode imaginar, a reciclagem profissional é um processo simples.

“O livro traz diversos exemplos de recursos naturais e gratuitos, como disciplina, força de vontade e bom networking, que ajudam um profissional a redescobrir sua vocação”, explica.

2

“Sua vida em primeiro lugar”

Segundo Marie-Josette Brauer, este é um dos primeiros livros de coaching pessoal traduzidos para o português.

Entre outros temas, a autora aborda os obstáculos mais comuns à realização profissional e pessoal. “É um roteiro de vida”, resume a coach.

13

Informações: Exame