Atletas da AAUEL ganham 7 medalhas no Paranense de Badminton

0

Os estudantes da UEL, Loani Istchuk, Rafael Ono e Vanessa Mizuno participaram da segunda etapa do Campeonato Estadual de Badminton e conquistaram ao todo seis medalhas de bronzes e uma de prata. A competição foi realizada na cidade de Arapongas, no início do mês.

Os atletas fazem parte da equipe LCC/AAUEL, formada por atletas do Londrina Country Club e da Associação Atlética da UEL.

Loani Istchuk (cinza), atleta e técnica da equipe de badminton da AAUEL. Foto: Fanpage AAUEL

Rafael Ono, que cursa Biologia, conquistou o bronze na dupla masculina e prata na disputa simples. Com esse resultado ele subiu da categoria D para a C. A mestranda em Esporte e técnica da equipe, Loani Istchuk,  está na categoria C, e garantiu o bronze nas competições simples, dupla feminina, e dupla mista. Já a estudante de Administração, Vanessa Mizuno, que está na categoria principal, também assegurou a terceira colocação na disputa simples e na dupla feminina.

Loani explica que são três categorias femininas na competição a B, C e principal. Já no masculino, são disputadas as categorias B, C, D e iniciante. “Nesta segunda etapa os resultados foram satisfatórios para todos os atletas. Mas a meta do próximo para mim é subir de categoria. Para isso preciso ser campeã da C. Para a Vanessa, que já está na categoria principal, a meta seria fazer a final da categoria simples”.

Vanessa Mizuno e Rafael Ono. Foto: Fanpage AAUEL

O Campeonato Paranaense conta com quatro etapas e é o de maior nível no Paraná. A próxima competição será do dia 5 a 7 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu. Em cada etapa os estudantes podem somar pontos para o ranking paranaense, sendo que os primeiros colocados serão os ‘cabeças de chave’ dos Jogos Universitários Paranaenses (JUPS).

JUPS
A técnica Loani Istchuk explica que, independente do resultado no Campeonato Paranaense, todos os atletas universitários podem se inscrever para os JUPS. A estudante afirma que a equipe de badminton da AAUEL está confiante para os Jogos deste ano. “Nossa meta é ser campeão geral no feminino e ficar entre as três melhores no masculino”, afirma.

Ela conta que o time de badminton esteve na edição de 2013 dos JUPS e que, este ano, como vale vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), a disputa será de alto nível. “Os atletas já sabem da competição e esperam nível maior do que a anterior, principalmente da categoria masculina, pois grande parte dos melhores atletas do Paraná são universitários”.

  • Pouco conhecido em terras brasileiras, o badminton, além de fazer parte das Olimpíadas, é o segundo mais praticado no mundo, sendo muito popular em países como Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.

    Parecido com o tênis, a partida pode ser praticada individualmente ou em pares, e além de uma raquete diferenciada, a bolinha é substituída por uma peteca feita com penas de ganso e pode ser chamada de volante ou birdie. O objetivo do jogo é que o volante caia no campo do adversário. E aquele que for o melhor em 3 sets (de no mínimo 21 pontos cada) é o vencedor. (Por Flávia Maria Cheganças)

Informações: AAUEL