Conheça-te a ti mesmo

3

Esse artigo foi formatado para ser lido e experimentado como um exercício de autoconhecimento.

Ter a oportunidade de conhecer mais sobre si e querer esse encontro são ações distintas. Essa é uma oportunidade oferecida, mas dependerá da sua vontade aproveitá-la ou não. Particularmente espero que sim, pois o autoconhecimento, caso desconheça, é um dos fatores determinantes para adquirir sucesso e crescimento no campo profissional.

Pessoas que, independente da idade, se dedicam a buscar mais consciência de si, são mais evoluídas e bem sucedidas. Geralmente, vendem suas habilidades com mais profissionalismo e segurança, principalmente durante as entrevistas de emprego.

Recomendo que esse seja efetuado com atenção sendo, de fato, considerado uma ferramenta agregadora para seu desenvolvimento profissional.

Reserve um momento para você e, com tranquilidade, concentre-se analisando a proposta do exercício. Organize seus pensamentos e responda consistentemente em prol do seu futuro. Programe-se para não ser interrompido durante o exercício. Evite responder impulsivamente. Pense com calma sobre suas “coisas”, sua vida, o que pretende ser, fazer, transformar-se. Como pode melhorar sua performance e ser um profissional mais competitivo no mercado de trabalho?

O objetivo é incentivar seu autodesenvolvimento e ajudá-lo a assumir o posto de único protagonista responsável por sua própria história e felicidade. Essa consciência facilitará futuras tomadas de decisão, como também ajudará a transpor barreiras, transformando, assim, sonhos em realidade.

Desafio você a fazer esse breve exercício até o final.

“Conheça-te a ti mesmo” frase inspiradora dos pensamentos do filósofo Sócrates…Hoje, foi também minha inspiração.

INSTRUMENTO PARA EXERCITAR O AUTOCONHECIMENTO

O que você sabe sobre si mesmo?

Não opte pela ignorância!

Perguntas:

1- Você sabe definir se é uma pessoa introvertida ou extrovertida? Sim ou não?

2- O perfil do seu trabalho, seu curso na universidade, sua carreira, ou a atividade que pretende seguir no futuro, pede que seja introvertido, extrovertido ou indiferente?

3- Caso as respostas das perguntas 1 e 2 forem diferentes, o que fará para mudar esse cenário? Já pensou alguma vez sobre isso? Pense o que deve fazer para reduzir e eliminar possíveis contradições como essa.

4- Quais são seus sonhos desde a infância? Descreva dois.

5- Reconhece qual é a sua grande virtude? Sim ou não? Qual é? Tem mais de uma?

6- Sabe identificar com clareza o que mais o incomoda na convivência com os outros? O que é? Se não sabe, pense e responda.

7- Você tem facilidade de lidar com o que? Pessoas, animais, documentos, tecnologia, números, outros?

8- Identifique quem é para você um modelo de profissional exempla. Descreva o motivo.

9- O que é ter sucesso para você?

10- O que mais ama fazer em sua vida?

11- Se pudesse voltar no tempo, o que faria de diferente em sua vida, nas áreas acadêmica, pessoal e profissional?

12- Quais os investimentos que acredita que precisará para se tornar o profissional que deseja? Faça um lista em ordem decrescente.

13- Prefere estudar/trabalhar sozinho ou em grupo?

14- Tem facilidade ou dificuldade para fazer apresentações em público? Em que precisa melhorar? O que tem feito para melhorar?

15- Caso não ocupe cargo de chefia, pretende um dia estar em uma posição de liderança ou ser um especialista e não liderar equipes?

16- Em sua opinião, o que um líder deve ter? E o que um líder nunca deveria fazer?

17- Você costuma cumprir seus compromissos, horas e prazos pessoais, acadêmicos e profissionais? De zero a dez que nota acha que merece nesse quesito?

18- Reconhece seus feitos e realizações de que mais se orgulha?

19- Qual situação te deixa mais envergonhado?

20- Daqui a 5 anos como quer que esteja sua vida profissional? O que está fazendo desde de hoje para alcançar o que pretende? O que precisa começar a fazer? E o que precisa parar de fazer?

21- O que deixa você feliz?

22- O que te deixa triste?

23- Do que tem mais receio que descubram sobre você?

24- Como costuma se autosabotar?

25- Qual o real significado de trabalho para você?

26- Registre o que achou desse exercício.

De acordo com suas respostas, trace metas, escreva o que precisa ser melhorado e quais investimentos precisará para médio e longo prazo. Coloque prazos com datas precisas de realização (dia, mês e ano).

Sugiro que constantemente busque aprofundar-se a respeito de si. Dessa forma, se manterá no controle.

Boa semana para todos!