Qual a diferença entre coaching, mentoring e counseling?

8

Recebi um e-mail “bacanérrimo” de uma leitora, que garantiu nos acompanhar semanalmente – Coluna Sua Carreira – enviando a seguinte solicitação: “Poderia contribuir com uma breve explicação sobre as ferramentas de desenvolvimento que escuto constantemente na empresa em que trabalho, como por exemplo: coaching, mentoring, treinamento e terapia também?”

O artigo de hoje, portanto, é dedicado especialmente à nossa seguidora Renata da Matta – Advogada Sênio e Gerente do Departamento Jurídico de uma empresa de médio porte de SP.

Acredito que seja interessante a você, que também nos lê semanalmente, avaliar quais dessas ferramentas atenderiam suas possíveis necessidades profissionais, acadêmicas ou pessoais.

VOCÊ JÁ CONHECIA?

TREINAMENTO
O treinamento habilita e capacita um profissional por meio de explanação, estudo e experiências. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento é focado em habilidades e conhecimentos específicos para resultados imediatos.

ENSINO FORMAL – COM CREDENCIAL
É o ensino que transmite conhecimento do professor ao aluno. Não há conselhos, dicas, reflexões e sim uma passagem de conhecimento técnico – um determinado conteúdo. Quem procura pelo ensino formal pretende aprender algo que antes não sabia ou reforçar algum conhecimento. Ao término do programa, o participante é credenciado como conhecedor do assunto, através do recebimento de um diploma ou certificado.

CONSULTORIA
O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não somente com os indivíduos. Os consultores influenciam os profissionais de maneira indireta.

TERAPIA x COACHING
A terapia trabalha com o cliente para cuidar das dores da alma e seus traumas. Geralmente, pessoas que buscam a terapia querem aliviar os sintomas psicológicos ou físicos. O cliente que procura terapia quer uma cura emocional… Quer o entendimento do porquê de seus sofrimentos mentais e como lidar com eles. A terapia cuida da saúde mental e tem foco no passado do cliente. Já o Processo de Coaching lida com o crescimento mental e tem foco no futuro do cliente. Esse processo trabalha com o racional, exercita a prática da razão no lugar das emoções. Esse é um processo que não vai muito atrás dos motivos de seus bloqueios…É uma ferramenta que ajuda a identificá-los. O coaching auxilia no planejamento pessoal e profissional com ações futuras de como resolver as limitações detectadas. Além disso, trabalha com a ação direta do cliente e tem foco na superação e na realização de tarefas. Geralmente, uma pessoa decide fazer coaching não para livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, e sim porque quer alcançar objetivos, direcionando melhor sua vida e desenvolvendo novas competências comportamentais ou técnicas. Funciona bem para pessoas que querem avançar rumo às metas desejadas. O coachee (cliente) é o grande especialista que possui todas as respostas e o coach é o facilitador deste processo.

MENTORING
É um acompanhamento realizado por um colega de trabalho mais sênior, considerado experiente e com consistentes vivências de uma maneira geral. Uma pessoa que é líder de opinião e atua como um bom modelo na empresa em que trabalha, sendo reconhecido como conselheiro e multiplicador de suas experiências. O mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor possui prática já comprovada e consolidada na área de atuação do seu cliente interno. É habilidoso e gosta de transmitir ao máximo todo seu know how para os mais jovens ou menos experientes.

COUNSELING
O counseling trabalha com clientes que buscam respostas prontas. Pessoas que se sentem constrangidas ou insatisfeitas com sua vida, geralmente são adeptas a essa metodologia. Isto porque querem orientação, conselhos e respostas rápidas, não estando preocupadas no desenvolvimento de novas habilidades, no momento em que se encontram. “O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema do cliente.”

E aí? Qual ou quais dessas ferramentas se adequam à sua realidade? Qual agregaria, perfeitamente, em sua vida, nesse momento?

Aguarde! Mais para frente abrirei com mais detalhes alguns tópicos acima.

Boa semana para todos!