Sete atléticas de Londrina marcarão presença em Jogos Universitários neste feriado

0

A partir desta quinta-feira (04), cidades dos estados de São Paulo e Paraná serão anfitriãs de Jogos Universitários que contarão com a participação de atléticas londrinenses. Durante os próximos quatro dias, universitários de Londrina entrarão em quadra para defender suas atléticas nos Jogos Jurídicos Paranaense, JUSEFA (Jogos Universitários Somente para Estudantes de Farmácia), Engenharíadas e Economíadas. Ao todo, serão sete equipes formadas por cursos da UEL, PUC e UTFPR.

Enquanto os alunos da Universidade Estadual de Londrina continuam sem aulas por conta da greve dos professores e servidores estaduais, os treinos da Atlética de Direito da UEL (AAASM) não cessaram. Conforme explica o presidente José Henrique Claus “com greves e a falta de reposição de atletas, – já que muitos calouros foram embora com a falta de aula –  tivemos que nos desdobrar. Aumentamos o investimento em treinos, quase dobrando a carga dos treinos coletivos, e proporcionando treinamento em todos os esportes individuais.”

Segundo Claus, essas medidas se fizeram necessárias para manter o bom nível de suas equipes, e conquistar o objetivo principal da AAASM: o troféu de campeão geral dos Jogos Jurídicos Paranaense, que este ano será realizado na cidade de Guarapuava – PR. Mas para isso, eles terão que passar por sua grande rival, a UEM, atual bicampeã da competição. “Temos um adversário muito forte e nosso maior rival, como todos sabem: a UEM. Mas nessa edição não esperamos menos que o título geral, pois foi um ano de muita preparação, e tanto atletas como torcida estão com sangue nos olhos para voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio”, enfatiza o presidente da AAASM, que este ano contará com aproximadamente 300 pessoas em sua delegação.

Menor em quantidade de membros e em recursos financeiros, outra equipe que promete representar muito bem a universidade em seus jogos é a John Pemberton, atlética de Farmácia da UEL, que embarca hoje para Monte Azul Paulista – SP, para participar do JUSEFA. A presidente da John Pemberton, Kellen Sakurai afirma que o principal objetivo é garantir a presença da UEL no JUSEFA: “Não somos em muitos, mas todos os membros tentam manter o foco de que nosso principal objetivo no decorrer do ano, é levar os estudantes para o jogos.”

E neste ano eles conseguiram mais uma vez. Com uma delegação de cerca de 50 pessoas, entre atletas e torcida, a John Pemberton disputará contra universidades do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, jogos de Handebol, Basquete, Futsal, Vôlei, Futebol e Natação. Animados com os resultados obtidos no JUSEFA de 2014, a presidente Sakurai garante que seus atletas querem mais para esse ano: “o ano passado foi épico pois a farmácia UEL ganhou algumas modalidades, e nossos atletas já se animaram. Vamos com tudo esse ano, e esperamos trazer mais medalhas para casa”.

FESTA E INTEGRAÇÃO
Jogos durante o dia, e festas madrugada a dentro. Essa é maratona que os universitários irão enfrentar nos próximos dias nos Jogos Universitários. Tem a galera que vai para jogar, outros que vão apenas parar torcer, curtir as festas e fazer aquela integração com as outras universidades, enfatizam os presidentes das atléticas de Direito e Farmácia da UEL, e deixam o seu recado:

“Como todos os anos, esperamos que ocorra muita integração entre as universidades participantes, muita diversão e entretenimento, mas acima de tudo respeitando a cidade e seus moradores, para que hajam mais oportunidades como esta para o JUSEFA e outros jogos universitários, até porque a cidade será nossa casa por 4 dias.  Os jogos universitários é um campeonato que proporciona também uma grande abertura social, pois conhecemos alunos que futuramente poderão ser parceiros de trabalho ou até mesmo uma referência de emprego. É importante lembrar também que os jogos universitários não é somente competições e festas, mas também uma forma de se fazer amigos junto de bons momentos, momentos esses que levaremos para o resto da vida.” Kellen Sakurai, presidente da Atlética John Pemberton – Farmácia UEL.

“Podem esperar muita festa, integração, calça no chão, tatu-bola e lama, já que temos que fazer jus ao título de “A Campeã da Baixaria!” José Henrique Claus, presidente da AAASM – Direito UEL.

OUTROS JOGOS E ATLÉTICAS
Jogos Jurídicos Paranaense
Além da Atlética de Direito da UEL (AAASM), outra representante londrinense nos Jogos Jurídicos Paranaese desse ano, realizado em Guarapuava, é a Atlética de Direito da PUC. O JJE-PR deste ano será disputado por 19 atléticas de diversas univesidades do estado do Paraná.

Engenharíadas
O Engenharíadas Paranaense deste ano será realizado na cidade de Umuarama, e contará com a participação de 24 atléticas de diversas universidades paranaenses. Entre elas estão três representantes londrinenses: a XXI de Agosto (Atlética de Engenharia e Arquitetura da UEL), A XXVI de Novembro (Atlética de Engenharia da UTFPR) e a Atlética de Engenharia da PUC.

Economíadas Caipira
O Economíadas Caipira de 2015 será disputado na cidade de Vargem Grande do Sul – SP, e contará com a participação de atléticas de universidades dos estados do Paraná, Minas Gerais e do interior de São Paulo, incluíndo a XV de Setembro, atlética de Administração, Economia e Contábeis da UEL.

*Todas as atléticas que participarão dos jogos neste feriado foram procuradas pela reportagem do Informativo Acadêmico. No entanto, até o fechamento desta matéria, apenas as atléticas de Direito e Farmácia da UEL forneceram as informações solicitadas.