UEL é a melhor estadual do PR em ranking das universidades da América Latina

0

A UEL está na 87ª posição no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina divulgado nesta terça-feira (9) pelo Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais referências internacionais em avaliações de universidades. No levantamento das 150 melhores, a UEL é melhor colocada entre as universidades estaduais do Paraná, à frente da UEM (120º) e da UEPG (147º), e também da PUC-PR (98º) e da UTFPR (143º), aparecendo atrás apenas da UFPR (23º lugar).

—>Confira o ranking completo e a pontuação de cada universidade. 

No topo do ranking está a Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado havia perdido a liderança para a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, que agora aparece em terceiro. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) surge na segunda colocação, depois do terceiro lugar em 2014.

O ranking avalia 300 instituições por sete critérios, como reputação da universidade na visão da comunidade e no mercado, a estrutura da instituição, média de estudantes por professor, citações em pesquisas e produção científica, presença de alunos e colaboradores internacionais.

As outras instituições brasileiras com melhor desempenho foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em quinto, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em oitavo, e a Universidade de Brasília, em décimo. Mais 18 brasileiras estão entre as 100 melhores, na maioria federais. Nesta lista, o segundo país com mais representantes é a Argentina, com 15, seguida do Chile, com 14.

O QS Ranking é realizado anualmente desde 2004, e na América Latina desde 2011.

Informações: Bonde e Agência UEL