Mãe, vou passar frio lá na Rússia!

0

Você tá curtindo essa frente fria do inverno brasileiro? Já são várias semanas assim, – e sua vizinha não para de reclamar que não aguenta mais a temperatura baixa – mas você não se importa, porque AMA O FRIO. Até aprendeu a rebater todos aqueles clichês: e tomar banho no frio? E lavar a louça no frio? Se ficou com saudade do frio só de pensar nas férias da universidade no final do ano, então, você é a pessoa certa para este texto!

Enquanto no Paraná estamos na média dos 15ºC, no nordeste, a média é de 30ºC. O Brasil é o exemplo de que verão e inverno são relativos. Os países do Norte estão no verão nesta época, mas as temperaturas são as mesmas de cidades do sul brasileiro. Quer um exemplo? A Rússia – mas não mande sua vizinha reclamona viajar pra lá! As temperaturas máximas chegam aos 25º C no verão, enquanto no inverno, as mínimas variam entre -40º C ao norte e -8º C no sul.

A Rússia é o maior país do mundo em extensão, mas não em população. Tem cerca de 142 milhões de habitantes e, como o norte é muito gelado, a maioria vive no sul do país. Que é frio e meio congelado, todo mundo sabe, não é Além disso, é um país antigo, sofreu guerras e revoluções, portanto tem uma história rica, cheia de detalhes que não conhecemos e que reflete em seus habitantes.

Em primeiro momento, os russos podem parecer hostis, no entanto, é só primeiro momento. Eles não costumam sorrir para qualquer um, como nós, brasileiros. A ironia, é uma característica do senso de humor russo então, uma pessoa que sorri logo de cara, é uma pessoa que tira sarro de alguém ou de alguma coisa. Porém, isso só vale para primeiros encontros e pessoas desconhecidas, pois os russos são hospitaleiros e costumam se reunir sempre para comer, conversar ou beber (várias doses de) vodka.

Vodka russa

Um outro atrativo do país é o rublo, a moeda russa. Um rublo (руб 1,00) custa R$0,06. Quer dizer, economizar para viajar pro país gelado não é tão difícil assim. A Rússia é um país emergente, como o  Brasil, sendo também um parceiro nosso no mercado, mas ainda cerca de 11% da população vive na pobreza. Com um governo instável, existem projetos para ajudar estas pessoas de diferentes formas.

A AIESEC apoia e te incentiva a viajar para o leste europeu. É um oportunidade para fazer a diferença para você e para outras pessoas. Seja a liderança que o mundo precisa, seja o líder que você quer!

Rublo, moeda russa. Ao fundo, Kremli, sede do governo russo.