Paraná terá quatro novos cursos de Medicina

0

As cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama recebem nos próximos meses quatro novos cursos de medicina autorizados pelo Ministério da Educação . A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos, que até 2017 pretende criar 11,5 mil vagas em cursos de Medicina em todo o Brasil.

As instituições selecionadas foram a Faculdade Integrada de Campo Mourão (50 vagas), Faculdade Campo Real (55 vagas), Faculdade Pato Branco (50 vagas) e Universidade Paranaense (60 vagas), totalizando 215 vagas. O Paraná foi o terceiro estado com o maior número de vagas abertas, ficando atrás apenas de São Paulo, com 930 novas vagas e Bahia, com 375.

Na seleção dos municípios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante, tamanho da população atendida e distância de outro curso de medicina, com critérios referentes à estrutura da rede de saúde, para garantir a qualidade de formação.

De acordo com o Ministério da Educação, até agora, 11 instituições de ensino no Paraná oferecem a graduação e elas estão localizadas em Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão..

BRASIL
Além das cidades paranaenses, outros 35 municípios do Brasil também foram contemplados. Destes, 14 ficam em São Paulo, como Bauru, Jaú, Limeira e Araçatuba. Na Bahia, são seis cidades, como Alagoinhas, Eunápolis e Guanambi. O Brasil tem 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Até 2012, segundo dados do Ministério da Saúde, havia mais vagas nas capitais.

Informações: Gazeta do Povo e RICMAIS