Por que fazer intercâmbio profissional na Índia?

0

A Índia está entre as dez maiores economias do mundo, com previsões de ser a terceira dentro de quinze anos, isto porquê seu mercado interno é numeroso e suas indústrias não param de crescer. Faz parte dos BRICs – Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul -, países emergentes com potencial de desenvolvimento econômico, humano e industrial.

Localizado no centro sul da Ásia, a Índia tem muitas oportunidades para quem quer alavancar sua carreira profissional, nas áreas de gestão, tecnologia e educação. As empresas foram atraídas pelo mercado consumidor e a mão de obra barata, mas a maioria delas valorizam o lado humanístico, visam um desenvolvimento econômico e social, escolhem seus funcionários com perfil parecido com seus missões e ideais. Esta vertente vem crescendo muito no mercado de trabalho atual, não é só de experiências profissionais se faz um currículo, uma vida com altruístas, trabalhos voluntários, vivências que enriquem o humano, leva a empresa valorizar a pessoa como o que ele realmente é.

Centro de Mumbai, o principal centro financeiro da Índia. Foto: Jasvipul Chawla

Hoje, a Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, além da indústria de base. Apesar disso, a desigualdade social no país ainda é considerável. Muitos projetos de diversas ONGs e empresas estão em prática para melhorar essa realidade – e a AIESEC não fica de fora. Trabalhos que vão desde atividades com crianças até em empresas e escolas.

Há muitas oportunidades para ajudar pessoas e mudar o conhecimento que tem de você mesmo. Seja a liderança que algum canto da Índia precisa, se desenvolva, se conheça. Nos procure.

Para mais informações, acesse facebook.com/aieseclondrina

Por Marina Gallo, área de Marketing da Aiesec Londrina.