6 dicas para fazer o mochilão perfeito

0

Andar sem roteiro por países desconhecidos é uma das características dos mochilões. Porém, por mais que a ideia de liberdade seja tentadora, é preciso considerar alguns pontos antes da viagem para garantir que o sonho não se transforme em pesadelo.

O site ViajaNet listou algumas dicas para quem pretende fazer um mochilão. Confira:

1. Para onde ir?
Não é preciso fazer um roteiro detalhado, mas é bom pensar em quais locais pretende passar antes de arrumar a mochila. Geralmente este conceito de viagem abrange destinos que fogem do circuito tradicional de turismo. Desta forma, um tour pela América Latina, o Leste Europeu e países africanos e asiáticos podem despertar o espírito aventureiro.

2. Documentos em dia
Especialmente o passaporte. Certifique-se que ele está dentro da validade e regulamentado. Quando for viajar, mantenha-o sempre em mãos para eventuais problemas que podem surgir ao longo do caminho. A propósito, cheque a necessidade de visto e de vacina nos países onde pretende visitar.

3. Estimativa de custos
Um princípio básico do mochilão é ser barato. Faça uma planilha de custos e identifique como é possível economizar: alimentação, transporte, hospedagem, atividades culturais, entre outros. Assim, o viajante evita de ficar sem dinheiro em país estrangeiro.

4. Hospedagem e transporte
Pesquise por passagens baratas de avião para o destino de chegada e de partida do mochilão. Ao chegar lá, o transporte pode ser de ônibus, bicicleta ou até mesmo de carona. No quesito hospedagem, o preferido dos mochileiros são albergues e casas de conhecidos.

5. Planejamento básico
Elabore um plano, mas lembre-se de que ele precisa ser o mais simples possível. A graça deste tipo de viagem é justamente o fato de conhecer e descobrir coisas novas sobre as cidades e vilarejos. Portanto, esboce alguns passeios e cidades importantes, mas também seja um explorador.

6. O que levar?
Coloque na mochila apenas itens necessários e imprescindíveis para a sua viagem. Lembre-se de que se ela for muito pesada, a viagem vai render dores nas costas e até mesmo estragar sua experiência. A quantidade das peças depende do período em que estiver viajando. Peças de roupa e cantil de água são fundamentais.

Informações: Bonde