7 profecias para conquistar uma vida profissional de sucesso

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Nossas aptidões e capacitações técnicas favorecem nossa participação em diversos tipos de desafios. Porém, posso garantir que a sua performance será respaldada pelo seu repertório comportamental.

Sua forma de realizar suas obrigações profissionais determinará seu sucesso com plenitude.  Seu comportamento é a “pitada mágica” que poderá aumentar ou encurtar o percurso até o seu objetivo profissional e o sucesso em sua carreira.

Compartilho algumas das minhas profecias de sucesso que, na verdade, são algumas condutas que deram certo e outras que funcionaram como um grande aprendizado. São experiências pessoais e adquiridas através da interação com profissionais de diversos segmentos e níveis hierárquicos. Abaixo alguns comportamentos que, uma vez seguidos, contribuirão para o aumento das possibilidades de seu sucesso.

Depoimento de uma pessoa que seguiu essas e outras “Profecias” e após uma vivência de coaching por um longo período, ontem, foi chamada para assumir presidência de uma empresa.

1- Respeite o próximo acima de todas as coisas

É fácil seguir essa! Pense no que não quer para você, relacione essas atitudes que não lhe fazem bem e pronto! Não faça para o outro! Simples assim!

2 – Tenha disposição para ajudar

A boa vontade em estar disponível para ajudar as pessoas que te cercam profissionalmente, independente do cargo, rende bons frutos a curto, médio e longo prazo para sua carreira.

Não escolha a quem ajudar. Contribua profissionalmente sempre com todos seus pares, subordinados e superiores. Desde o porteiro ao presidente de uma empresa.

Pense em alguém que o ajudou em um momento de dificuldade. Certamente, você deve guardar boas lembranças e ser grato a essa pessoa. E,  provavelmente, em caso de necessidade estaria disposto a retribuir, mesmo que tenha passado muito tempo. Essa troca e ajuda mútua chama-se também networking.

3 – Quando você prometer, cumpra. Porque você já adquiriu uma dívida

Prometeu, cumpra! Se tem alguma dúvida se fará, não prometa.

Se decidir prometer, e não cumprir, será extremamente frustrante para o outro. Sua imagem e credibilidade podem ser seriamente comprometidas. Por uma bobagem você pode manchar seu nome. Não queira isso pra você. Prometer e cumprir faz de você uma pessoa de confiança e reforçará constantemente uma boa impressão com todos a sua volta.

4 – Falar mal de quem não está presente. Isso é proibido!

Essa doentia mania de falar mal dos outros, principalmente de quem não está presente para se defender, é uma atitude covarde. Além do mais, se você falar mal de alguém no seu ambiente de trabalho, as pessoas que ouvirem pensarão: “quem fala de um, fala de todos. Amanhã ele poderá falar de mim”.

O hábito de falar mal dos outros está presente em todos os lugares.  Respeite os ausentes.

Um exercício que pode ajudar são as seguintes perguntas:

  • Você falaria exatamente igual na frente da pessoa?
  •  Como a pessoa “alvo” se sentirá se souber que você falou determinadas coisas sobre ela?
  • Quando começar a falar de alguém e não for elogio,  imagine que a partir de agora todas as pessoas têm um dom de ouvir tudo o que você falar. Isso mudaria sua postura?

5 – Mantenha sua estabilidade emocional

Independentemente do cargo que você exerça, provavelmente já presenciou situações desagradáveis enquanto desempenhava suas funções. No entanto, é preciso ter um preparo psicológico para saber lidar adequadamente com as adversidades que surgirão no trabalho ou, às vezes, até fora dele.

O estresse causado pela pressão do dia a dia e principalmente dentro das corporações gera ambientes caóticos, marcados por dificuldades na  comunicação e no desentendimento entre as pessoas. Muitos líderes e funcionários acabam perdendo o controle emocional, gerando brigas, ofensas, assédios e até problemas mais graves. O equilíbrio emocional é a base da estabilidade para pensar e para agir. Sua razão no ambiente profissional será a chave que abrirá todas as portas.  Nunca perca essa chave.

É muito importante desenvolver a capacidade de filtrar situações e ser maduro para resolver os conflitos. Quando você perde a razão, você perde tudo.

6 – Instabilidade de humor afasta as pessoas

O mau humor ou as oscilações de humor são algumas das características pessoais que podem fazer com que indivíduos saiam do caminho que traçaram para suas carreiras e não executem bem suas decisões.

Todos os detalhes que “falam” da nossa maneira de se comportar são informações que auxiliam as decisões dos nossos chefes e no contexto que estamos enfrentando.

O profissional ranzinza ou aquele que um dia é simpático e agradável e no outro não fala direito com as pessoas, ficando evidentemente de cara fechada, literalmente fecha muitas portas em sua vida (da mesma forma como foi citado no item 5). Além do mais,  é um saco conviver com uma pessoa assim!

Respeite seus maus dias, mas lembre-se que suas expressões interferem diretamente no meio e nas relações pessoais e profissionais. Fique atento a isso.

Seja agradável sem se agredir. Aprenda a fazer isso! Você será o mais beneficiado com essa conduta.

7 – Não espere. Faça!

“Depois eu faço” e “mais tarde eu vejo” são frases que proferimos e escutamos muitas vezes durante o dia. Essa postura no trabalho é prejudicial e compromete a qualidade das suas entregas.

É muito importante que em sua trajetória profissional as pessoas acreditem que as tarefas que estão sob sua responsabilidade serão realizadas.  O hábito de deixar para depois pode danificar essa confiança.

O fato é: se você precisa fazer algo, adiar será apenas uma forma de se cansar, no mínimo, três vezes mais.

Quando você adia, geralmente fica pensando constantemente sobre o que precisará fazer (primeira canseira mental). Quando você efetivamente realiza a bendita tarefa, há o esforço natural necessário (canseira número dois). Se adiou muito um trabalho, provavelmente deixou para fazer em cima hora, o que pode aumentar sua margem de erro, podendo assim ter que refazê-lo, ou seja,  retrabalho (canseira três). Tudo isso prejudica seu desempenho e a sua excelência.

O que precisa ser feito, simplesmente precisa ser feito. Faça e cumpra seus prazos!

Outros comportamentos são necessários e fazem parte de uma carreira de sucesso, mas se você começar a praticar os itens citados acima apresentará um grande diferencial.

Portanto, para ganhar espaço, credibilidade e ter sucesso na vida profissional, é preciso refletir sobre a própria postura, a fim de se tornar construtivo e ser capaz de colaborar para o bem estar e desenvolvimento da empresa e das pessoas.

Cuide da sua capacitação técnica,  mas não esqueça que alguns de seus comportamentos podem alavancar seu potencial ou colocar todo o seu esforço por água baixo. Então, comporte-se bem!

Boa semana para todos!