Escreva uma crônica sobre o seu 27 de setembro

0

“O que é importante em um dia comum de uma vida comum?”, esse é o questionamento que o escritor soviético Máximo Gorki levantou, em 1935, com a proposta de que escritores do mundo inteiro descrevessem, com a maior precisão, um dia daquele ano: 27 de setembro. A ideia de Gorki era que as pessoas escrevessem sem intenções artísticas.  Dessa forma, a humanidade teria pelo menos uma crônica de um dia do mundo todo. 514mo+rqhTL._SX303_BO1,204,203,200_

Esse projeto de Gorki não prosperou, mas inspirou a escritora Christa Wolff, da extinta Alemanha Oriental. Ela escreveu sobre o seu 27 de setembro durante quarenta anos (1960 – 2000). As crônicas foram publicadas no livro “Ein Tag im Jahr”, que significa “Um dia do ano”, em 2003.

E o que isso tem a ver com vocês leitores e nós do Informativo Acadêmico?

A Faculdade de Letras da PUC/RS – inspirada na retomada da ideia de Gorki feita pela Unidade de Estudos Biográficos da Universidade de Barcelona – criou um evento no facebook para incentivar brasileiros a escreverem sobre o dia 27 de setembro. A Universidade de Barcelona pretende, no futuro, propor à Unesco a declaração dessa data como o dia da escritura e os nossos textos podem colaborar com esse objetivo!

Uma convocação mundial, hoje, é viável graças ao desenvolvimento da internet e das redes sociais, ferramentas ausentes na realidade de Gorki em 1935. Assim, o IA adere a essa ideia e, além de todos os colaboradores do Informativo escreverem uma crônica, vamos receber e publicar alguns textos dos nossos leitores.

A crônica é um texto curto, com linguagem simples e coloquial. Descreve fatos da dia a dia e pode ter (ou não) um caráter humorístico, crítico, irônico ou satírico. Ela pode ser escrita em primeira pessoa, como uma conversa com o leitor, ou ter personagens. São aqueles textos literários que compõem muitos jornais impressos.

27 de setembro será esse domingo.

Reserve um tempinho e escreva sobre o seu dia, “sem intenção artística”, e envie pra gente: contato@ialondrina.com.br