Estudar em Berlim! Willkommen!

0

Com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes, Berlim é uma cidade cativante, bonita, e, sobretudo, muito interessante. Suas ruas e monumentos são memória viva da história da Europa.

A vida cultural é muito rica e intensa. Uma das melhores filarmônicas do mundo é a de Berlim. Além disso, a cidade vibra com seus 175 museus, teatros, salas de concertos, casas de óperas e inúmeros bares e danceterias para todos os gostos.

Wittenbergplatz | Foto by Daniel Ziegert, DAAD
Wittenbergplatz | Foto by Daniel Ziegert, DAAD

Mais de 470 mil pessoas de aproximadamente 190 países vivem em seus 12 distritos. E a população de alunos internacionais nas universidades chega a 17%. Além disso, a cidade é verde. Berlim concentra mais de 2.500 parques e jardins públicos, dentre os quais o Tiergarten, um dos maiores parques urbanos do mundo. A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado no dia-a-dia e há muitos bicicletários públicos espalhados pela cidade. A capital tem 650 quilômetros de ciclovias bem sinalizadas e motoristas e pedestres respeitam os ciclistas.

Para quem quer estudar, a escolha não é fácil. Dentre várias instituições de ensino, quatro importantes universidades estão localizadas em Berlim: Freie Universität BerlinHumboldt-Universität zu BerlinTechnische Universität Berlin e a University of the Arts in Berlin. A maioria dos cursos de graduação são ministrados em alemão, mas algumas escolas já oferecem aulas em inglês. Na pós-graduação, a maior parte dos cursos são oferecidos em inglês. Saiba mais sobre as exigências de proficiência em idiomas AQUI.

O DAAD, maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, oferece um programa muito interessante em Berlim para quem é da área artística, o Berliner Künstler Programm. Considerado por muitos profissionais como a melhor residência artística do mundo, o programa oferece cerca de 20 bolsas anuais nas áreas de artes visuais, literatura, música e cinema, buscando promover a diversidade e englobar perspectivas de outras nações. Desde 1962, 25 brasileiros já integraram o Berliner Künstler Programm, entre eles: Hermeto Pascoal, João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Fonseca. Em cinema, cinco já foram selecionados: Felipe Bragança, Sandra Kogut, Marcelo Gomes, Karim Aïnouz e Suzana Amaral.

Para quem quer estudar alemão, há inúmeras escolas especializadas. Além disso, mais de 100 cursos de férias são oferecidos, em alemão e inglês, pelas universidades de Berlim em praticamente todas as áreas do conhecimento.

>> Bolsas de estudo específicas para Berlim:
Berliner Künstler Programm 

– Master of Public Policy (MPP) Hertie School of Governance in Berlin 

Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs) – *Obs. apenas um dos 6 cursos de alemão é em Berlim

>> Bolsas de estudo para pós-graduação em Berlim:
– Programa de bolsas de estudos (pós-graduação) nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música – Inscrições abertas até 31 de outubro de 2015.

Bolsas de doutorado pleno, sanduíche ou duplo doutorado

>> Berlim para estudantes – sites informativos:
Study in Germany – DAAD

Study in Berlin 

Visit Berlin 

Site oficial de Berlim para suporte a estudantes 

ExBerliner-Magazin (oferece uma visão atual e dinâmica da capital)

Berlin in Brief – FU-Berlin (dicas e informações para quem está se mudando para lá)

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) 

Facebook DAAD-Brasil 

Informações: Estadão