UTFPR é a universidade paranaense com mais alunos no Ciência sem Fronteiras

0
A UTFPR é a universidade paranaense com mais alunos contemplados pelo Programa Ciência sem Fronteiras. No total, são 2.002 estudantes participantes entre os diversos campi da universidade. Em seguida, aparece a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 1.999, UEM com 516, PUCPR com 499 e UEL com 377 alunos intercambistas no Programa.
csf-parana
Ao todo, as universidades do Paraná concederam 6.084 bolsas do Ciência sem Fronteiras, sendo o quinto estado com mais participantes no Programa. Do total de bolsas concedidas, 88% são para cursos de graduação e 12% para pós-graduação.
Os dados são de julho de 2015 e estão no site do Ciências em Fronteiras.
O destino preferido dos universitários do Paraná são os Estados Unidos, com 1.837 bolsas concedidas. O segundo país mais procurado é Alemanha (653), seguido da França (604), Reino Unido (512) e Canadá (460).
csf-parana-paises
Para os estudantes paranaenses, as áreas mais procuradas para intercâmbio foram “engenharias e demais áreas tecnológicas” (3.127), “biologia, ciências médicas e da saúde” (861), “indústria criativa” (569) e “ciências exatas e da terra” (313).

Ciência sem Fronteiras
O programa oferece oportunidades de bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal para alunos de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou particulares de todo o país.

Para participar, os candidatos de graduação precisam estudar em instituições brasileiras que tenham aderido ao programa. Candidatos à doutorado precisam ser aceitos nas universidades estrangeiras em que pretendem estudar antes de se inscreverem no programa.

As chamadas e seus editais são divulgados no site cienciasemfronteiras.gov.br.