Urpi Wasi: um trabalho lindo com crianças do Peru

0

Acolher e cuidar de crianças abandonadas. Esse é o projeto Urpi Wasi, em Lima, no Peru. Cada intercambista fica responsável por uma “casa”, ou cuna, como eles chamam, e em cada cuna, ficam crianças com a mesma idade (dentro da ONG, participam crianças com até dez anos de idade). Os intercambistas fazem atividades com as crianças, brincam, ensinam e no final, acabam aprendendo com os pequenos também.

Raquel Harano está no Peru realizando este projeto, volta no início deste mês e é responsável pela cuna das crianças de três anos. “Eles não sabem falar, mas na pureza daqueles seres, percebo o quanto eles precisam de amor, e o quanto essas crianças refletem a necessidade do mundo. Percebo o quanto uma pequena ação faz uma diferença enorme para cada um deles. Às vezes parece que o que faço é muito pouco, mas tento fazer o que está ao meu alcance”, diz Raquel.

A experiência do intercâmbio é muito intensa e parece até clichê dizer, “você acabou de conhecer a pessoa e já quer levá-la para vida. Você tem uma vontade imensa de voltar para o aconchego da sua casa mas também de continuar vivendo essa aventura” conta Raquel. Ela está no Peru desde o início de agosto e seu projeto durou seis semanas.

Há vários projetos com a mesma vertente pela América Latina. É o caso de Cartagena, na Colombia, no projeto Casa do Ronald McDonald da Colombia, onde o intercambista realizara atividades educativas para crianças na ONG. Dará suporte ouvindo, procurando o problema de cada uma delas e desenvolvendo a criança em suas potencialidades. O projeto é para pessoas que querem desenvolver a habilidade de empatia e compreensão, ou que tem o dom de ouvir e detectar problemas.

Projetos envolvendo a interação com crianças, ensinar e desenvolver habilidades são os mais abrangentes, não há restrição de curso de graduação para se eleger para as vagas e o que você pode desenvolver é vasto. Sem contar que viajar para a América Latina é mais barato.

Venha conhecer mais oportunidades, venha conhecer a AIESEC!