Quando o assunto é conclusão de uma etapa da vida, chega de pressão psicológica

0

Por Ana Paula Pingarilho, psicóloga e coach

Esse primeiro artigo de 2016 é um singelo comunicado que tem a intenção de falar diretamente com a mente e o coração de quem passa pela ansiedade das vésperas de conclusão de curso, de grandes viradas, conquistas acadêmicas e profissionais. É o seu caso?

Ingressar em uma faculdade é uma decisão extremante importante. Da mesma forma ou talvez com maior intensidade seja o momento que se aproxima à sua conclusão – etapa essencial da vida.

Todo processo de conclusão e encerramento de uma etapa da nossa vida tende a ser, em alguns casos, dolorosa e requer firmeza de propósitos, força de personalidade e alma.

A saída do mundo universitário é exatamente isso. É um período que marca o fim de um ciclo de testes, chegando o momento de fazer na prática, sem muitas tentativas e erros, que sua vida dê certo. O foco passa a ser na tentativa com o maior risco possível de acertos. E é aí que mora a diferença da responsabilidade versus ansiedade desse momento.

Não tenha dúvida que é uma fase para ser levada muito a sério, pois é repleta de muito trabalho, pressão, disciplina, organização e amadurecimento. Há muitas expectativas e incertezas em jogo, porque agora deve ser colocado em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante a sua faculdade. A energia tem que ser direcionada para a conclusão de um ciclo e o início de outro bastante promissor: o mercado de trabalho – “o ganha pão” de todos os dias.

Caros, reforcem mentalmente todos os dias que todo seu empenho e proatividade serão recompensados, serão aprendizados essenciais para uma vida longa de trabalho sério e integro. Seu esforço valerá à pena!

Não desespere e não tenha medo desse novo mundo que começa a se apresentar para você. Encare os desafios e busque seus sonhos. Mostre garra e vontade de vencer.

O ano está começando e junto com ele os seus novos horizontes, facilidades e dificuldades. Faça a sua parte!

Encare esse processo final como se fosse um projeto final da empresa em que está trabalhando. Posso garantir que o desanimo, as pendências e a vontade de encerrar tudo o quanto antes, são 90% iguais dentro das empresas.  Vá treinando sem se colocar tanta pressão.

Respire fundo e pense lá na frente. Suas realizações profissionais futuras dependem 100% desse momento de entrega.

Faças suas entregas com louvor!

O mundo profissional, mais do que nunca, está em busca de pessoas corajosas e determinadas, que não têm medo de aprender e se lançar para o mundo e para seu autodesenvolvimento.

Uma boa semana para todos!