Por que você precisa entender sobre Design Thinking

0

O termo Design Thinking se tornou conhecido nos últimos anos e tem se tornado recorrente nas empresas e na forma pessoal de resolver problemas. Mas você do que se trata? A Business Consultoria explica!

Aperfeiçoar! Inovar! Revolucionar! São essas, de modo geral, as formas mais latentes de motivação para se empreender e tentar algo novo. Seja um serviço ou um produto, em geral, se tem em mente que para obter sucesso em algo, se faz necessário essas características para este ser bem aceito e ter sucesso no mercado, o que não deixa de ser verdade e vivenciamos isso desde sempre.

Tim Brown, CEO da empresa IDEO, apoia ideias inovadoras no mundo todo. Ele escreveu um livro sobre o Design Thinking, um método recente e atualmente muito utilizado de solução de problemas. Tim fala que quando nos deparamos com um problema, a forma como costumamos lidar com ele é convergente e,  por conta disso,  fechamos nossa visão e estreitamos nossas possibilidades de resolução. Valendo-se de técnicas específicas, Brown nos mostra que resolver um problema é mais que isso: devemos criar de forma ampla as possibilidades de resolução, para daí sim focar na melhor das ideias para solucionar o problema.

O Design Thinking é uma forma moderna, atual e realista de se entender diversos tipos de problemas, procurando suas soluções no contexto do usuário, entendendo suas vontades e cultura

O Design Thinking trata exatamente disso: ao solucionar esse problema da melhor forma possível para o cliente, encara a situação adversa como uma oportunidade para a criação de algo novo, para tal, se coloca no lugar do cliente e ouve suas necessidades e trabalha em cima de supri-las para se obter o resultado satisfatório.

Ao focar no usuário, tudo é levado em consideração, desde as possibilidades técnicas e econômicas do desenvolvimento até as expectativas e vontades do usuário que necessita de tal resultado. De acordo com Tim, o Design Thinking iniciou-se com o que Roger Martin, professor de negócios da Universidade de Toronto, chamava de Pensamento Integrador, mas muito antes disso, já no século XIX, o inventor Isambard Kingdom Brunel já utilizava desses pensamentos para soluções de problemas de sua época, por conta disso se destacou muito em um cenário de revolução e é considerado referência a sua época.

Atualmente,  passamos por um momento em que devemos rever inúmeros conceitos e nos adequar as atualidades que estão por vir, e o Design Thinking tornou-se uma ferramenta muito aplicável a todas as áreas e também, a todas as organizações. Tim Brown nos mostra que essa fase de transição, a qual vivemos nos dias de hoje, necessita de formas inovadoras de resolução de problemas, e se o sistema como o mundo funciona está em transição, as formas de resolver os problemas do mundo também devem passar por mudanças.

O Design Thinking é uma forma moderna, atual e realista de se entender diversos tipos de problemas, procurando suas soluções no contexto do usuário, entendendo suas vontades e cultura, e assim, satisfazê-lo, tornando sua rotina mais fácil e tranquila, melhorando seu conforto, agilizando suas tarefas e sendo realmente útil, a ponto do cliente sentir o resultado e não apenas consumir algo pré-concebido, não suprindo suas necessidades.

Rodolfo Rodrigues, assessor de Marketing da Business Consultoria.