Estudantes realizam evento sobre temas atuais da Geografia

0

Para debater assuntos atuais da profissão do geógrafo, a Empresa Junior do curso de Geografia TerGeo – Consultoria Socioambiental promove no período de 7 a 10 de junho, a XXXII Semana de Geografia da UEL e o I Encontro de Tecnologias Geográficas e Contemporaneidades. Os eventos contam com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e conferências com profissionais renomados da área, entre eles o professor José Paulo Peccinini Pinese, da UEL, responsável pelo estudo dos tremores recentes na cidade de Londrina.

A abertura oficial será na terça-feira, dia 7, às 19h30, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). A cerimônia de abertura será seguida pela conferência do professor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele vai abordar o tema “A importância da Geografia na compreensão dos eventos contemporâneos”.

No dia 8, no mesmo horário, será realizada a conferência do professor William Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “Reestruturação da cidade e shopping centers”. Já no dia 9, o geógrafo da Here Maps Vinícius Grassi fala sobre “Geotecnologias”.

No último dia dos eventos serão três conferências. A primeira, às 10 horas, é a do professor Pinese, do Departamento de Geociências, do CCE, sobre a “Sismicidade recente na área urbana de Londrina, Paraná”. Às 14 horas, o Major BM Wilson Oliveira Paulino ministra a palestra “Defesa Civil: a estrutura no Paraná, a função do geógrafo neste contexto e o uso e ocupação urbana”. O encerramento fica por conta do pesquisador Laércio Namikawa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com a palestra “O uso das geotecnologias na compreensão da dinâmica terrestre e espacial”. A programação completa está no site semanadegeouel.vpeventos.com.

Os eventos são organizados em conjunto com o Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL.

TerGeo

A empresa júnior TerGeo Consultoria Socioambiental foi criada em 2015 e  tem o objetivo de oferecer prática profissional para os estudantes do curso de Geografia da UEL, além de prestar serviços à comunidade regional. A EJ desenvolve projetos de consultoria ambiental, geoprocessamento e mapeamento de mercado. Mais informações na página TerGeo – Consultoria Socioambiental.