O uso do termo “foto de chegada” transcende a mera expressão ilustrativa. Em corridas, algumas disputas são tão acirradas que apenas a precisão fotográfica pode determinar a ordem de chegada de maneira conclusiva. Na noite de domingo, a câmera de varredura de fenda foi decisiva para definir o vencedor da AdventHealth 400, o final mais apertado na história da NASCAR Cup Series. Kyle Larson sagrou-se vencedor da corrida, superando Chris Buescher por apenas 0.001 segundos no Kansas Speedway.
A NASCAR geralmente utiliza um transponder de rádio montado no chassi atrás do pneu traseiro direito para fins de cronometragem e pontuação. No entanto, o final da corrida de domingo estava dentro da margem de erro do transponder. O sistema eletrônico inicialmente declarou Buescher como o vencedor antes de uma revisão oficial da NASCAR. Na transmissão televisiva, os fãs presenciaram os pilotos e suas equipes navegando por uma montanha-russa emocional, reagindo ao que acreditavam ser o resultado antes que as posições fossem alteradas minutos depois.
Steve Letarte e Todd Gordon, chefes de equipe vencedores de corridas que se tornaram comentaristas, explicaram como funcionam as câmeras de varredura de fenda. Essas câmeras de alta velocidade possuem literalmente uma lente de fenda, expondo apenas a linha de chegada ao sensor da câmera à medida que os carros atravessam a linha. As imagens são coladas para formar uma imagem completa do final da corrida. O fundo parece desfocado porque é o mesmo segmento repetido em todo o collage. Às vezes, especialmente quando usado em ciclismo ou atletismo, os competidores podem parecer comprimidos ou esticados quando a câmera não é calibrada precisamente de acordo com a velocidade da ação.
Letarte e Gordon também discutiram a Regra 8.5.7.5 do Regulamento da NASCAR, que estabelece o que acontece se a corrida terminar em empate após uma revisão fotográfica. O primeiro critério de desempate é o número de voltas lideradas, seguido pelo número de voltas em posições anteriores até que o empate seja desfeito. Se tudo o mais falhar, o vencedor é quem assumiu a liderança primeiro. É praticamente impossível uma corrida da NASCAR terminar em empate.